Reforma na quadra de hóquei amplia número de atletas no Grande ABC
- Letícia Maria
- 9 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2021
São Bernardo Hockey Clube enfrentava dificuldades desde 2015

Time feminino do São Bernardo Hockey Clube na Copa São Paulo em setembro, no Projeto Hockey In Life - Foto: Divulgação/São Bernardo Hockey Clube
Criado em 1996, o São Bernardo Hockey Clube é uma associação sem fins lucrativos que, em julho, teve uma grande conquista. Atletas, diretores e apoiadores, em parceria com a Secretaria de Esportes da cidade, reformaram a pista de treino com piso sintético apropriado à modalidade “em linha” (in line, no nome original). O hóquei em linha é uma adaptação do esporte no gelo, que consiste na mudança do local onde é praticado para uma quadra.
Até o ano de 2015, o time de São Bernardo estava em situação precária. De acordo com o presidente da equipe Milton Santos, eram poucos jogadores e não tinham técnico ou categoria de base. Posteriormente, a diretoria foi recriada e o time reestruturado. “Também criamos o projeto ‘Hockey In Life’, que é basicamente uma forma de tentar fomentar o hóquei na região através de aulas gratuitas para crianças de até oito anos de idade”, conta.
A associação reúne times adultos (feminino e masculino), pré-mirim (até oito anos de idade), mirim, infantil e juvenil, sendo que todas as equipes podem participar de campeonatos regionais e nacionais. O cirurgião dentista Carlos Alberto Mendes, 53, nunca praticou hóquei ( andava de patins desde pequeno ), mas, em 2016, colocou o filho Artur, 13, na equipe de hóquei de São Bernardo. “Ele é apaixonado pelo esporte e participou de inúmeros campeonatos. O nosso envolvimento com a modalidade é 24 horas por dia”. Ano passado, o jogador foi aceito na Seleção Brasileira de Hockey e continua a treinar.
A verba arrecadada para a reforma da pista partiu do recurso doado pela prefeitura de São Bernardo, junto com dinheiro de jogadores e associados. Todo os fundos recolhidos foram utilizados para fazer o piso oficial de hóquei. A goleira do time do São Bernardo Hockey Clube Ana Nascimento, de 34 anos, participa desde a fundação e, depois de uma lesão há dois anos, voltou sem interrupções. “Ao todo, contando paradas e retornos, são 15 anos de Hockey, 15 anos no gol. E todos os dias vejo que preciso aprender mais”, revela.
O aproveitamento feminino no esporte começou depois que as categorias menores (pré-mirim, mirim, infantil e juvenil) passaram a misturar os times. Segundo Ana, antes dessa união de categorias era muito difícil o desenvolvimento das mulheres neste esporte.. “Após essa mudança, a quantidade de atletas e o crescimento esportivo melhoraram muito, porque muitas vezes não tinham pessoas o suficiente para competir”, explica.
Para 2019, a expectativa do clube é que a colaboração com a prefeitura volte a acontecer. Uma das metas é conseguir contratar uma comissão técnica, inclusive com novos parceiros. “Crescer foi difícil por mais que sejamos os maiores do ABC. São basicamente três anos gratuitamente dando aula, doando nosso tempo. Gastamos muito dinheiro do próprio bolso para ajudar a manter projetos, viagens, mensalidade da equipe e dos atletas”, expõe o presidente do clube. Outra alternativa para ampliar a prática do esporte é aumentar os horários de treinos para as crianças e dar assistência para que consigam participar de campeonatos.
SERVIÇO Rua Eunice Weaver, 60, Planalto - São Bernardo do Campo Horário dos treinos: Aberto ao público (gratuito): sábados das 10h às 11h Feminino e associados: sábados das 15h às 18h Mirim, infantil, juvenil e iniciantes: segundas e quartas-feiras das 19h às 20h Adulto (equipe principal): segundas e quartas-feiras das 20h às 21h30, sábados das 11h às 12h30 Valores: Crianças de até oito anos: grátis Oito a 18 anos: R$20,00 Maiores de 18: R$40,00
Publicado inicialmente no Rudge Ramos Online
Comments