
Jornalista curiosa
Ok. Me intitular jornalista curiosa é quase que redundante e bem previsível também. Escrevo este texto no dia sete de abril de 2020, dia do jornalista, em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus.
A essa altura do campeonato, já vivi muito mais do que poderia prever! Entre maio de 2018 e dezembro de 2019, desenvolvi minha carreira profissional dentro da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo (daqui pra frente usarei a sigla 'RRO', de Rudge Ramos Online). Entrei de cabeça em um estágio quando eu mal sabia quem eu era ou quais eram minhas percepções do jornalismo. Eu fui. Não consigo mensurar o tamanho da minha gratidão frente a tudo o que vivi.
De jornais ao vivo (rádio e vídeo), passando por pautas de saúde, cotidiano, comportamento, cultura, esporte, política, entrevistas ao vivo, fotojornalismo, edição e produção de matérias, desastres ambientais, reportagens especiais. UFA! Devo estar esquecendo de alguns detalhes, mas tudo isso se concentra pelas páginas desse meu portfólio. Divirta-se!
Bom, o final de 2019 foi inesquecível. Recebi a ligação, depois de passar por três fases de testes, de que fui aprovada para estagiar na redação do SBT. Não sabia que o esperar, apenas fui. Comecei minha jornada por lá no dia seis de janeiro de 2020.
Agora escrevo no dia 08 de fevereiro de 2021 e vou atualizar as informações! Estagiei até dezembro do mesmo ano, quando me formei e iniciei o mês seguinte (feliz 2021!) como jornalista freelancer também no SBT, que acabou virando minha segunda casa.
Até agora, os melhores dias já foram vivenciados. Eu trabalhei grande parte do tempo do contrato na escuta e apuração do jornalismo, dando dois pulinhos na rua com o microfone em mãos. Matérias factuais e totalmente diferentes do que eu cobria no RRO. O frio na barriga se assemelha à vontade de descobrir cada vez mais. Também pude compor a mesa de quatro lugares da chefia de reportagem por cerca de um mês e até produzi uma matéria, com créditos, para o principal jornal da casa; SBT Brasil.
Por conta da pandemia, os estagiários tiveram as atividades presenciais dispensadas por um período, tendo em vista a saúde de todos. O coronavírus realmente é um marco histórico no mundo. Eu não esperava pela quarentena, mas sei o quanto foi importante que o RH tomasse essa decisão por nós. Colaborei para uma matéria no portal de jornalismo do site do SBT no dia dois de junho e, desde o mesmo dia, colaborei para a Escuta no formato de home office - o que me fez sentir ainda mais saudade da redação - até meados de outubro.
Enquanto isso, meu último ano da graduação foi concluído com sucesso: TCC aprovado com nota 10! Finalmente, jornalista.
​
Permita-me, então, resumir quem sou:
​
-
Meu nome é Letícia Maria Faria Rodrigues.
-
Nasci no dia 25 de fevereiro de 1999 em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.
-
Sou bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. ​
-
Filha de advogados, soube desde cedo o valor dos estudos.
-
Fui oradora na minha formatura para entrar no Ensino Fundamental I, em 2005, e também no 9º ano do Fund. II.
-
Gosto de ler, e escrever é uma das minhas paixões - aliás, esse foi o motivo inicial que me fez escolher o jornalismo.
-
Organizada, proativa e determinada são algumas das minhas melhores qualidades e estou sempre aberta a novas experiências.
-
Enquanto isso, preocupada, desconfiada e teimosa são os meus defeitos mais presentes.
-
Acredito que não existe arrependimento, mas aprendizado.
-
Por vezes sou indecisa e considero isso como algo bom, porque dessa forma penso muito antes de fazer uma escolha.
Encontrei na Universidade inspirações para ir em busca dos meus objetivos e me tornei capaz de lidar bem com as pessoas em ambiente profissional e acadêmico! Agora formada, o mundo pode ser grande e assustador, mas também muito animador: há tantas portas para entrar e explorar! Que eu seja sempre feliz, independente de onde estiver. Desejo o mesmo a você que leu até aqui! :)
​
Experiências acadêmicas
2018
​
Setembro: Workshop Conceitos Básicos do Direito e Palestra Cobertura Jornalística nas Eleições 2018
UMESP
Fevereiro-Junho: Trabalho voluntário na Associação Beneficente Movimento Amor E Trabalho (MAT)
​
​
2017
Oficinas de Leitura: Oito Mergulhos na Revista PIAUÍ, Hiroshima, 1984, Perfis Biográficos, O Papel de Parede Amarelo, Verdades e Mentiras: Ética e Democracia no Brasil
UMESP
​
Outubro: Trabalho voluntário no Dia da Universidade Aberta e publicação no RR Online
UMESP
​
Outubro: Seminário 100 anos Revolução Russa
PUC-SP
​
Maio: Palestra Lei de Acesso à Informação nos EUA e Canadá
UMESP
​
Abril: Palestra A Perspectiva Ética da Interpretação
UMESP
​
Março: Workshop Mulheres no Fotojornalismo
UMESP
​
Fevereiro: Palestra Seu Juca Convida: Precisamos Falar Sobre Diversidade
FCL
2010 á ‰ 2014
​
Língua estrangeira (inglês avançado)
Escola Municipal de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti
Formação
2017 á ‰ 2020
Universidade Metodista de São Paulo
Jornalismo
2014 á ‰ 2016
Colégio Externato Santo Antônio
Ensino Médio

Fale comigo
