Redação Multimídia recebe integrantes e crianças do Projeto Shalom
- Letícia Maria
- 3 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2021
A ONG tem sede em Santo André e iniciou planejamento de educomunicação com a Metodista

A oficina de vídeo fez parte do segundo dia de interação dos participantes do Projeto com a teoria jornalística - Foto: Letícia Maria/RRO
Nos dias 29 e 30 de novembro, a Redação Multimídia abriu as portas para a Ação Cristã Comunitária do Brasil, mais conhecida como Projeto Shalom. Entre esses dois dias, 18 crianças, além dos responsáveis da ONG, participaram de oficinas de rádio, vídeo, blog e fotografia para que entrassem em contato com o campo da educomunicação. O Projeto existe desde 1994 na vila Tibiriçá, em Santo André, com intuito de prestar serviço aos jovens da região no contraturno das aulas, disponibilizando atividades lúdicas e educativas para ajudar na formação pessoal delas.
São outras duas unidades do Projeto (uma na mesma cidade, no Jardim Santo André; e outra na Bahia, em Santa Brígida/Paulo Afonso) que, ao todo, atendem 500 crianças e adolescentes. De acordo com o presidente da associação David Teixeira, surgiu a ideia de criar veículo de comunicação próprio para mostrar a realidade de cada local. “Tive essa ideia após uma demanda. Muitas informações que chegam na região não eram fatos concretos, então pensei nessa proposta para trazer a educomunicação e dar voz aos próprios populares”. A partir dessa parceria com a Universidade Metodista, os participantes do Projeto Shalom ficaram mais próximos às técnicas do jornalismo em várias mídias (rádio, vídeo e redes sociais). Além da parte teórica, as crianças entraram ao vivo na Rádio Sônica, entrevistaram presencialmente diversas fontes e gravaram fotos e vídeos durante essa produção.
Está saindo do papel a webrádio do Projeto, com programas jornalísticos, esportivos e outros quadros. Segundo Teixeira, cada unidade vai abastecer com a informação do próprio dia a dia. A expectativa abraça todos os envolvidos após os dois dias de experiência na Redação. “Estamos super empolgados, tanto que já estamos cheio de repórteres animados pela novidade”. O próximo passo será produzir vídeos em estúdios apropriados para terem maior envolvimento com o cotidiano, além do engajamento que os envolverá.
As atividades na Metodista foram realizadas por meio do projeto de extensão Comunica, Nossa Gente!, que tem por objetivo integrar alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade para expandir e aplicar os conhecimentos produzidos na comunidade.
Publicado inicialmente no Rudge Ramos Online
Yorumlar